domingo, 1 de maio de 2011

Mobilização do dia 28 de abril foi vitorioso em Florianópolis/Santa Catarina.

          Mesmo com a chuva, os trabalhadores em educação organizaram um protesto em frente a sede regional da secretaria da educação com 400 pessoas na tarde do dia 28 de maio. A manifestação exigiu o pagamento imediato do piso nacional aprovado pela justiça, alem de outral paltas como: aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho, revogação da lei do ACT, dentre outras.
Logo após a manifestação se uniu a trabalhadores de outras areas  e a juventude, e tomou às ruas numa grande passeata unificada que reuniu mais de mil e quinhentas pessoas, da capital e de diferentes cidades do interior do estado, como parte do calendário nacional de luta  unificado. A manifestação unificou diversas categoria junto com os trabalhadores em educação para dizer não ao corte de 50 bilhões dos serviços públicos, incluindo 3,1 bi da educação. Alem disso o ato tambem questionou o aumento da inflação e os ataque dos governos aos direitos históricos dos trabalhadores.
          A CSP-Conlutas-SC destacou-se com as suas bandeiras e palavras de ordem, como: “é pra unir é pra lutar por aumento de salários e pra vida melhorar” e "Colombo e Dilma que papelão tem dinheiro pra banqueiro mas não tem para a Educação". Estiveram paralizados neste dia 28 e enchendo as ruas da capital nós, os trabalhadores em educação da grande Florianópolis e região sul, os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina, servidores das Escolas Tecnicas Federais – IFSC, os servidores do IBGE, os servidores municipais de Florianópolis, que estão em campanha salarial , os motoristas e cobradores de onibus que no momento do ato em frente ao Terminal de Ônibus,paralisaram parte dos ônibus e uma representação da juventude convocada pela ANE-L, que luta contra as absurdas tarifas de ônibus que acabam de aumentar.
          Também participaram e assinaram um manifesto do dia 28 entidades como o Sinergia, Andes-SC, Sindprevs, SINDPD, Sindsaúde, Aprasc, Assembléia Nacional dos Estudantes Livres-Anel, Frente de luta pelo Transporte público, a Intersindical, o PSOL e PSTU.
          Durante a passeata e as falações das entidades, era visível a animação e a alegria dos trabalhadores por novamente terem conseguido unificar várias categorias em uma só luta. O sentimento foi de um movimento vitorioso e de fortalecimento da unidade entre os lutadores/as.
          Com as informações, Gilmar Salgado Dos Santos – Secretaria Executiva da CSP-Conlutas-SC, membro da oposição da Casan/Sintaema-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário